Dia do Bombeiro Profissional Civil


A partir de 12 de janeiro de 2009, essa profissão foi reconhecida graças ao bom senso dos Senadores e Deputados Federais, quando foi votada a aprovada a Lei Federal 11.901 de 12 de janeiro no ano de 2009 que regulamentou a profissão de Bombeiros Civis em todo país, inclusive tendo seu próprio CBO (Código Brasileiro de Ocupações) sob o nº 5171-10.

Já é sabida a importância das corporações dos bombeiros militares em todo o país, mas também deve ser levado em consideração que a presença deste heróis não é plena. Existem cidades menores no Brasil que não possuem ao menos um posto de bombeiro.

Em muitos casos, quando em um eventos de sinistro, seja fogo ou qualquer outro tipo de emergência, o bombeiro militar não consegue chegar a tempo ou nem mesmo está disponível, com isso a existência dos Bombeiros Profissionais Civis (BPC) pode fazer diferença no mantenimento da integridade física das pessoas como também das propriedades. Além disso a presença dos BPC's em empresas (públicas ou privadas), em eventos (shows ou festas) ou locais com grande concentração de pessoas, como prevê o texto da referida lei, auxilia também na prevenção, ou seja, antecipa possíveis situações de riscos e com isso medidas preventivas podem ser tomadas com a percepção e antecipação aos possíveis riscos, situações essas que os Bombeiros Militares muitas vezes não tem controle.

Pode dizer então que o BPC é de suma importância à sociedade, pois estão espalhados por todo o país, em muitas vezes de forma anônima, mas sempre preparados para prestar serviços de auxílio da mesma forma que os bombeiros militares, claro que desde que tenham uma formação adequada.

Por fim é fundamental que o BPC seja reconhecido como um ator importante para a valorização da vida na sociedade e nada mas justo de que essa data seja incluída nas datas comemorativas do calendário brasileiro, juntamente ao 4 de maio - Dia Internacional do Bombeiro, 2 de julho - Dia do Bombeiro Brasileiro e dia 11 de julho Dia do Socorrista, e que estas datas sejam usadas para refletirmos, comemorarmos e movimentarmos ações em benefício desses profissionais que arriscam suas próprias vidas para promover segurança na prevenção e e principalmente nas resposta à emergências.


Por Luiz Marcelo Fontana (Bombeiro Profissional Civil)


Quer saber mais sobre as funções do BPC? Então leia o nosso artigo sobre: Porque ser um Bombeiro Civil.

5 visualizações

© 2023 por Consultoria de sucesso. Orgulhosamente criado com Wix.com