POR QUE SER UM BOMBEIRO CIVIL?

Atualizado: Jan 30



Grande parte das vezes que perguntamos para uma criança o que ela deseja ser quando ficar adulta... Ser Bombeiro...


Talvez isso aconteça porque já é intrínseco no ser humano o instinto de ajudar alguém que está em dificuldade. Percebe-se muito isso quando nos deparamos com um acidente de trânsito, pela quantidade de pessoas que param para tentar ajudar (alguns param para atrapalhar e tirar fotos), mesmo não tendo o conhecimento necessário para fazê-lo. Diga-se de passagem muitas vezes as pessoas na ânsia de ajudar podem acabar comprometendo ainda mais a integridade da vítima, mas isso é uma outra história.


Porém muitas vezes a vida nos leva para outros caminhos profissionais e acabamos deixando de lado esse sonho. Um determinado dia você reaviva esse desejo, mas percebe que para se tornar um Bombeiro Militar possui certas exigências que acabam impedindo novamente de concretizar o seu desejo, inclusive muitas vezes pela idade.

Mas o desejo continua você percebe que ainda existe uma possibilidade, ser um Bombeiro Profissional Civil o chamado BPC.


Mas qual a diferença entre o Bombeiro Profissional Civil e o Bombeiro Militar.

O Bombeiro Militar é um servidor público e atende as mais diversas situações independentemente do local, trabalha em prol da sociedade, enquanto o BPC como área de atuação em locais privados e empresas, o principal objetivo da sua contratação e salvaguardar a integridade física dos trabalhadores que ali atuam.


Basicamente estão treinados para as mesmas situações, porém o BPC tem como maior foco a Prevenção de Acidentes e Incêndios e o Militar além do foco na Prevenção também possui como atribuição o apoio externo para situações extremas em que o BPC não conseguiu controlar devido muitas vezes ao contingente e recursos disponíveis.


Em suma, pode-se dizer que o BPC atua sempre em parceira com o Bombeiro Militar, todos tem de alguma forma sua contribuição para a sociedade.


O Bombeiro Militar é aquartelado, como o nome já diz trabalha em regime militar, com hierarquia militar (Capitão, Tenente, Sargento, Cabo e Soldado (praça)), já para o BPC também existe uma forma de hierarquia, porém civil. De acordo com a Norma da ABNT NBR 14.608:2007/08, os BPC’s são classificado como Bombeiro Civil Básico, Bombeiro Civil Líder, Bombeiro Civil Mestre, essa classificação se dá de acordo com sua formação acadêmica.

Para a formação de um BPC foi estabelecida normas a serem seguida, que estão dispostas na norma da ABNT NBR 14.608:2007/08 que dispõe dos critérios para formação.

Vale ressaltar que a profissão de Bombeiro Profissional Civil a partir de 2009 foi amparada através da lei 11.901/2009 vigente em todo território nacional está relacionada entre os Códigos Brasileiros de Ocupações.


CBO – 5171-10 “Previnem situações de risco e executam salvamentos terrestres, aquáticos e em altura, protegendo pessoas e patrimônios de incêndios, explosões, vazamentos, afogamentos ou qualquer outra situação de emergência, com o objetivo de salvar e resgatar vidas; prestam primeiros socorros, verificando o estado da vítima para realizar o procedimento adequado; realizam cursos e campanhas educativas, formando e treinando equipes, brigadas e corpo voluntário de emergência.”(M.T.E. – CBO).


Como falado anteriormente o BPC possui uma vasta área para atuar, desde Indústrias a Shoppings Centers e até eventos onde haja uma grande concentração de pessoas.


Os salários pagos podem variar de acordo com o porte da empresa contratante, podendo variar de R$ 1.800,00 à R$ 4.500,00, não podendo deixar de comentar que o BPC também tem direito a adicional de Periculosidade de 30% sobre o salário base e possui carga horária de trabalho estabelecida por lei de 12 x 36 horas.


Gostou das informações e se interessou em tornar-se um Bombeiro Profissional Civil.

A Cassilab dispõe de Curso para Formação de Bombeiro Profissional Civil.


Ficou interessado? Então, CLIQUE AQUI para conhecer o nosso curso de Formação de Bombeiro Civil ou entre em contato pelo whatsapp (41) 98533-9760, direto no site www.cassilab.com.br ou pelo e-mail: comercial@cassilab.com.br e solicite informações no tenho interesse.






37 visualizações

© 2023 por Consultoria de sucesso. Orgulhosamente criado com Wix.com